A série "Dragon Quest" é bastante tradicional, e pouco afeito a mudanças. Por isso surpreendeu que, além de ser para uma plataforma portátil, o mais novo episódio canônico do RPG, para Nintendo DS, será essencialmente multiplayer, ao contrário dos outros oito capítulos, eminentemente para um jogador.
Agora, embora o título faça uso do Wi-Fi Connection, o multiplayer será apenas local, ou seja, é preciso que os jogadores estejam próximos uns dos outros para realizar aventuras multiplayer. A conexão de internet, segundo a produtora Square Enix, será usada para funcionalidades como download de conteúdo.
Desta vez, o jogador cria seu próprio avatar. Há várias opções de constituição física, corte de cabelo e tipo do rosto, e todos os personagens lembram um figurante de "Dragon Ball Z". É compreensível, já que o diretor visual do game é Akira Toriyama, que também assina o desenho animado.
Neste game, cada acessório, armadura e arma modificam o visual do personagem. Além de conferir mais pontos de ataque, defesa e novas habilidades, existe um parâmetro chamado "estilo", que indica o quão bem o avatar está vestido. Isso confere algumas vantagens, como fazer distrair os inimigos. Além disso, há "quests" que dependem de um bom figurino.
A série "Dragon Quest" é uma das mais populares do Japão e um dos games pioneiros no estilo RPG. Foi ele que, em 1986, transformou o gênero em algo mais simples e estabeleceu suas bases. Hoje, divide com "Final Fantasy" o posto de RPG mais popular do Japão. O último game, para PlayStation 2, vendeu mais de 3,68 milhões de cópias somente no Japão. As vendas de todos os títulos chegam a 41 milhões. Não por acaso, a série é disputada pelos fabricantes de hardware, pois tem o poder de influenciar as vendas de consoles.
"Dragon Quest IX : Protectors of the Starry Sky" está previsto para sair nos Estados Unidos até o final de 2009.
Fonte: UOL Jogos